O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promove, na noite desta sexta-feira (26/5), um churrasco, no Palácio do Alvorada, para receber ministros, deputados e senadores mais próximos a ele. A confraternização, que ocorre após uma semana turbulenta para o governo, é um momento de reduzir as tensões na articulação política.
Entre os convidados estão a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Justiça, Flávio Dino; o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, que estiveram no foco das turbulências vividas pelo governo nesta semana, não compareceram ao encontro até o momento.
- Lula fará reunião com Marina e Sônia Guajajara após Centrão desidratar pastas
- Marina: governo vive momento de "contradições" após esvaziamento de pastas
Além do grupo de ministro, Lula também convidou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que foi o primeiro a chegar no churrasco, por volta das 19h, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional, também compareceu ao Alvorada.
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não foram chamados para o churrasco, segundo informações da Folha de S. Paulo. Apesar de ter sido aconselhado a buscar aproximação com com Pacheco, para fazer contraponto à força política de Lira e buscar maior governabilidade, Lula não os incluiu na lista seleta de convidados.
O churrasco promovido por Lula para fazer articulações políticas é famoso. Nos outros dois mandatos do petista como presidente, um convite para a confraternização era disputado entre autoridades políticas. No atual mandato, este é o primeiro encontro informal que o chefe do Executivo promove.
Saiba Mais
- Política Dallagnol procura Lira para anular cassação, mas é ignorado
- Política Telegram cumpre ordem de Moraes e indica representantes legais no Brasil
- Política STF valida lei do Ceará que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos
- Política PGR é contra STF investigar Nikolas por fala transfóbica na Câmara
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.