LEVANTAMENTO

Tarcísio será sucessor de Bolsonaro para 25,8% de entrevistados em nova pesquisa

Em seguida, aparece a ex-primeira Michelle Bolsonaro. A líder do PL Mulher é favorita para 14,3% dos entrevistados. E 13,3% dos entrevistados avaliam que ninguém irá suceder Bolsonaro

Correio Braziliense
postado em 25/05/2023 11:15 / atualizado em 25/05/2023 11:15
 (crédito: José Cruz/Agência Brasil)
(crédito: José Cruz/Agência Brasil)

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (25/5), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o principal nome levantado para ser o sucessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso ele se torne inelegível. O levantamento aponta que 25,8% dos entrevistados acreditam na possibilidade de Tarcísio ser o líder da direita no país.

Em seguida, aparece a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A líder do PL Mulher aparece como favorita para 14,3% dos entrevistados. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ficou em terceiro lugar na pesquisa, com 9,3% das indicações. Nas eleições do ano passado, Tarcísio e Zema apoiaram Bolsonaro.

Em quarto lugar, tem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O filho do ex-presidente obteve 8,2% das escolhas da pesquisa. Na sequência vem o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 6,8%.

Em contrapartida, a pesquisa também mostrou que 13,3% dos entrevistados avaliam que ninguém irá suceder Bolsonaro e outros 22,3% não souberam responder ou opinar.

Bolsonaro inelegível?

Uma das ações que correm contra Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que apresenta possibilidade de torná-lo inelegível, é sobre a reunião com embaixadores, em julho do ano passado, em que o ex-presidente colocou dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral, sem apresentar provas.

O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2.023 pessoas, entre os dias 16 a 21 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação