O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou, nesta quarta-feira (24/5), uma minuta de decreto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as novas regras de acesso às armas de fogo. O tema é alvo de interesse dos parlamentares de oposição, porque Lula revogou alguns decretos assinados por Jair Bolsonaro (PL), ainda no primeiro dia de governo.
Segundo a rádio "CBN", as novas regras limitam o número de armas por pessoa, que na gestão do ex-presidente chegava a até 60 por atirador. Os detalhes do documento ainda não foram divulgados, mas a ideia é que o limite chegue a três armas por pessoas e até 30 por Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) cadastrados no sistema do MJSP.
Saiba Mais
Ainda existe a possibilidade de limitar o acesso por tipo de CACs, do iniciante ao mais experiente. O decreto também deve conter uma determinação de que toda compra e venda de arma seja comunicada à Polícia Federal (PF) em até 48 horas. Atualmente, o exército concede certificado de registros para CACs.
Os clubes de tiros também devem ficar proibidos de funcionar por 24 horas, o que abriria brechas para que mais pessoas andarem armadas de madrugada. O texto ainda será analisado pela área jurídica da Casa Civil.
Saiba Mais
- Cidades DF Empregada é indiciada pela PCDF após furtar R$ 25 mil de patroa
- Brasil Confira os resultados da Mega-Sena 2595; prêmio é de R$ 37 milhões
- Política Lula escolhe André Tavares e Floriano Azevedo para compor o TSE
- Blogs Redirect Câmara derruba emenda de Fraga que preservava Fundo Constitucional do DF - CB Poder |
- Blogs Redirect "A capital da República sofre assédio orçamentário", diz senador - Blog da Denise
- Política Zé Trovão para Marina Silva: 'Governo Lula não está se entendendo'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.