O caso de racismo no domingo (21/5) contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, se tornou pauta na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em sessão nesta terça-feira (23/5). Além de assinarem uma moção em apoio ao jogador, o vereador Edson Santos (PT), fez um pedido para que Javier Tebas, presidente da La Liga — competição que já contabilizou oito casos de racismo somente com Vini — se torne uma persona non grata no Rio.
"Fizemos um decreto tornando persona non grata o presidente da La Liga espanhola porque esse cidadão fascista é membro da Vox, um partido de extrema direita da Espanha e que, portanto, não merece o acolhimento da cidade do Rio de Janeiro em nenhum momento", afirmou o vereador na sessão.
- "Não é futebol, é desumano", diz Vinicius Junior em novo pronunciamento
- Vinícius Júnior desfalca Real Madrid em 1º jogo após novo caso de racismo
- Além das quatro linhas: entenda como o caso Vini Jr repercutiu no governo
Vale lembrar que, após o caso de racismo sofrido por Vini no estádio do Valencia, no domingo (21/5), Javier Tebas discutiu com o jogador pelas redes sociais, sem repudiar o que havia sido presenciado, e criticando Vinícius por não participar de reuniões sobre o tema organizadas pela La Liga.
Veja o momento do pedido do vereador abaixo:
Além disso, o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, Carlo Caiado (PSD), sugeriu que a casa vote para dar a Vinícius, que nasceu em São Gonçalo, o título de Cidadão Carioca, além de aprovarem votos de solidariedade e apoio ao jogador.
"Esta Câmara Municipal, através deste Ato Legislativo, reconhece e aprova com louvor essa Moção de Solidariedade e Apoio a esse atleta Fantástico, Vinícius Júnior, merecedor inconteste de toda a nossa admiração, apoio, aplausos, por se manter firme, diante de tanto ódio e racismo", diz um trecho do texto assinado pelo presidente Caiado.
Saiba Mais
- Brasil Suspeitos de vazar fotos de Marília Mendonça são alvos de busca e apreensão
- Economia Haddad: Aprovação do arcabouço "dá muita confiança" para reforma tributária
- Economia Haddad comemora aprovação do novo marco: "Placar expressivo"
- Cidades DF Caso Regiane: Polícia Civil encerra investigações e indicia Sérgio Alves
- Brasil "Simulador de Escravidão": jogo reúne racistas e discurso de ódio
- Política Para diálogo, Mauro Vieira diz que Rússia não pode ser "cancelada"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.