Cúpula do G7

"Estamos retomando a parceria", diz Lula após encontro com Macron, no G7

O encontro bilateral era um dos mais esperados da agenda do petista, dado o afastamento do Brasil da França no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro

Rafaela Gonçalves
postado em 20/05/2023 12:28
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

A preservação da Amazônia e caminhos para alcançar uma resolução para a guerra entre Rússia e Ucrânia foram alguns dos assuntos abordados no encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente francês Emmanuel Macron, em reunião na cúpula do G7, neste sábado (20/5), no Japão.

“Estamos retomando a amizade e parceria entre nossos países, podemos fazer muitas coisas juntos,” escreveu Lula, em sua conta no Twitter. O encontro bilateral era um dos mais esperados da agenda do petista, dado o afastamento do Brasil da França no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, os dirigentes selaram a retomada das relações entre os dois países e discutiram cooperação na área de defesa, além da ampliação de trocas na área da cultura.

“Brasil e França firmaram parceria estratégica em 2006, promovendo o contínuo diálogo político e as relações econômico-comerciais. Os dois países possuem ainda cooperação nas áreas de defesa, espaço, energia nuclear e desenvolvimento sustentável. A parceria Brasil-França ainda contempla os domínios da educação, ciência e tecnologia, temas migratórios e transfronteiriços,” destacou o governo brasileiro, em nota.

Além de Macron, Lula se reuniu hoje com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese; com o premiê do Japão, Fumio Kishida; e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Também esteve com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação