A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgou no Twitter, na quinta-feira (18/5), que a participação de mulheres em cargos de alta liderança na administração pública federal saltou de 29%, em dezembro do ano passado, para 34%, em abril de 2023, representando um crescimento de 17% em quatro meses.
Segundo o Observatório de Pessoal da pasta, em 2019, a marca era ainda menor: 26%. “Ainda falta muito para a igualdade de gênero. Por isso, governo Lula tem trabalhado por medidas para estimular acesso e permanência de lideranças femininas na alta gestão”, escreveu ela.
- Programa quer ampliar número servidores negros em postos de liderança
- "Servidores precisam ser o espelho da sociedade", diz a presidente da Enap
- Número de mulheres em cargos de chefia no serviço público sobe, mas ainda é baixo
Para a ministra, o aumento é consequência do estímulo à ampliação de acesso e, principalmente, à permanência de lideranças femininas na alta gestão. Estes cargos são entendidos como coordenação, assessoria, diretoria, superintendência, secretaria executiva e ministérios. A remuneração para estes postos de trabalho variam entre cerca de R$ 11 mil e R$ 18 mil.
A bem da verdade, esclareço q no governo Lula, aumentamos participação de mulheres em cargos de liderança.
— Esther Dweck (@edweck_rj) May 18, 2023
Ainda falta muito p/igualdade de gênero. Por isso, governo @LulaOficial tem trabalhado por medidas p/estimular acesso e permanência de lideranças femininas na alta gestão. pic.twitter.com/HuAKtXScKQ
Saiba Mais
- Política Moro sobre Dino: 'Afável e qualificado, mas polarização prejudica debate'
- Política Câmara tem primeiro projeto para anistiar Deltan Dallagnol
- Política Base de Lula quer quebrar sigilo de Bolsonaro e convocar Michelle para CPMI
- Política PGR não vê crime em publicações de deputadas sobre os ataques de 8/1
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.