O deputado federal Arthur Maia (União-BA) afirmou, nesta quarta-feira (17/5), que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro deve ser instalada na próxima terça-feira (23/5). Por meio das redes sociais, o parlamentar disse que recebeu a informação do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e que há o grupo atingiu a quantidade necessária para ser instaurado.
- Pacheco quer instalação da CPMI dos atos golpistas após o dia 1º de maio
- Entenda como será a composição da CPMI do 8 de janeiro
“A CPMI do 8 de Janeiro atingiu o quórum necessário para ser instalada. Falei há pouco com o senador Rodrigo Pacheco e fui informado que a instalação do colegiado acontecerá na próxima terça-feira, 23/05”, publicou, via Twitter.
A CPMI do 8 de Janeiro atingiu o quórum necessário para ser instalada. Falei há pouco com o senador Rodrigo Pacheco e fui informado que a instalação do colegiado acontecerá na próxima terça-feira, 23/05.
— Arthur Maia (@DepArthurMaia) May 17, 2023
No final do mês passado, Rodrigo Pacheco havia informado que a instauração ocorreria após o feriado de 1º de Maio. Apesar da pressão da oposição, o governo está conseguindo articular nas duas Casas para ter maioria na composição do colegiado. Na Câmara, a maior parte das indicações, seis no total, caberá ao blocão do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
O grupo deverá investigar quem são os responsável por incitar, financiar e participar dos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Elas podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.