Redes Sociais

"Emenda de minha autoria", diz Dino sobre cassação de Deltan

O deputado federal perdeu o cargo por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16/5)

Mariana Albuquerque*
postado em 17/05/2023 10:51 / atualizado em 17/05/2023 16:33
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, publicou no Twitter que foi de autoria dele a emenda na Lei da Ficha Limpa que permitiu a cassação do mandato de Deltan Dallagnol, eleito deputado federal pelo Podemos-PR.

Dino publicou na rede a emenda que acrescentou magistrados na Lei da Ficha Limpa e comentou, em tom sarcástico, a condenação de Dallagnol.

“Pois é. É da minha autoria, quando deputado federal, a emenda que em 2010 determinou a aplicação da Lei da Ficha Limpa a magistrados e membros do Ministério Público. Mas juro que não viajo no tempo, antes de que disso me acusem”, escreveu o ministro.

Dallagnol perdeu o cargo de deputado federal ontem, por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O político ainda pode recorrer, mas fora do cargo, e deverá deixar a Câmara imediatamente após a intimação da Casa Legislativa.

Memes nas redes sociais

Em resposta à postagem do ministro, vários compartilharam memes nas redes sociais. Um deles mostra Dino como o personagem Marty McFly, da franquia De volta para o futuro, e outro tuíte faz referência ao filme Vingadores, em que Flávio Dino seria o Doutor Estranho, personagem que consegue controlar o tempo.

Em 2010, o ex-juiz e que na época era deputado federal pelo PCdoB do Maranhão, propôs que fosse incluída na legislação a inelegibilidade de magistrados e membros do Ministério Público que tivessem pedido exoneração ou mesmo aposentadoria enquanto estivessem pendentes processos administrativos disciplinares.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação