O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta sexta-feira (12/5) em Fortaleza, Ceará, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson. A instituição de ensino é da rede pública e atende mais de 500 alunos. O presidente conversou com diretores, professores e alunos, e assistiu a apresentações de projetos desenvolvidos pelos estudantes. Quebrando o protocolo, o petista cumprimentou e tirou fotos com apoiadores que o esperavam em frente às grandes da escola.
Lula chegou ao local acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e do ministro da Educação, Camilo Santana, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
- Lula anuncia reajuste para merenda escolar e ministro detalha novo PAC
- Lula anuncia nesta sexta reajuste de até 39% nos repasses de merenda escolar
- Lula: Não adianta revogar novo ensino médio sem ter algo para colocar no lugar
Após a visita à escola, o presidente lançará, em evento, o programa Escola em Tempo Integral, no âmbito federal, que visa aumentar em mais de um milhão o número de alunos que estudam em tempo integral. A meta é que metade das escolas públicas ofereça o modelo, atingindo um mínimo de 25% dos alunos.
A Lula, Elmano afirmou que o Ceará tem mais de 70% das escolas oferecendo ensino médio em tempo integral, e disse querer chegar ao final de seu mandato com 100%.
Entre os projetos apresentados a Lula na Escola Johnson está um braço robótico. Aos alunos, o presidente perguntou se eles pretendem patentear a invenção. “Isso que é importante, tentar fazer que isso seja um produto a ser usado pelos humanos que têm dificuldade de mexer os braços. E acho que vocês precisam não deixar de pesquisar, porque vocês vão sair da escola técnica e precisam continuar na universidade”, afirmou o presidente.
Na ocasião, Lula exaltou a gestão de Camilo Santana, ex-governador do Ceará, na área da educação, e declarou que Elmano de Freitas precisa dar continuidade aos projetos. “O Ceará é um dos estados em que a escola é mais respeitada.”
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.