A Federação Brasil da Esperança — composta por PT, PCdoB e PV — indicou nesta quinta-feira (11/5) os deputados federais do grupo que integrarão a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os ataques terroristas do 8 de janeiro.
Em documento enviado ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a federação indicou Rubens Pereira Júnior (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) como integrantes titulares do colegiado.
- Decisão de Pacheco abre caminho para maioria governista na CPMI do 8 de janeiro
- Entenda como será a composição da CPMI do 8 de janeiro
- Após PF encontrar novos áudios golpistas, Gleisi defende instauração de CPMI
Já como suplentes, foram indicados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Carlos Veras (PT-PE) e Delegada Adriana Accorsi (PT-GO). O documento é assinado pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder da federação.
A CPMI de 8 de janeiro terá maioria governista, apesar de ter sido defendida inicialmente por parlamentares da oposição. Embora o governo tentasse barrar a instauração do colegiado, a base mudou de posição após a divulgação de vídeos do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Planalto durante a invasão.
Confira o ofício na íntegra:
Ao Excelentíssimo Senhor Rodrigo Pacheco
Presidente do Congresso Nacional
Senhor Presidente,
Cumprimentando-o cordialmente, dirijo-me a Vossa Excelência para INDICAR os (as) deputados (as) Rubens Pereira Jr (PT/MA), Rogério Correia (PT/MG) e Jandira Feghali (PCdoB/RJ), como TITULARES na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito com a finalidade de investigar os atos de ação e omissão ocorridos no último dia 08 de janeiro nas Sedes dos Três Poderes da República, em Brasília; e INDICO ainda, nesta mesma Comissão, os (as) deputados (as) Arlindo Chinaglia (PT/SP), Carlos Veras (PT/PE) e Delegada ADRIANA ACCORSI (PT/GO), como SUPLENTES.
Desde já agradeço pela atenção e informo que estamos à disposição para prestar quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.
Deputado ZECA DIRCEU-PT/PR Líder da Federação Brasil da Esperança
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.