O Ministério das Relações Exteriores (MRE) autorizou nesta quinta-feira (11/5) a indicação do vice-chanceler da Ucrânia, Andrii Melnyk, como embaixador do país no Brasil. O anúncio ocorre pouco depois do encontro entre Melnyk e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, em Kiev, ocorrido ontem.
A informação foi publicada pela manhã pelo Itamaraty. "O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Andrii Melnyk como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Ucrânia no Brasil", anunciou a pasta. O cargo estava vago desde dezembro de 2021.
- EUA anuncia nova ajuda militar para a Ucrânia por US$ 1,2 bi
- Putin acusa Ocidente de declarar guerra contra à Rússia
- Ucrânia acusa Rússia de usar bombas de fósforo para destruir cidade de Bakhmut
Em sua conta no Twitter, Melnyk comentou o encontro com Amorim. "Estamos lentamente mudando o humor entre Ucrânia e Brasil", escreveu o diplomata. Para ele, o Brasil pode ter um papel importante na negociação da paz entre Ucrânia e Rússia.
We are slowly changing the mood between Ukraine and Brazil pic.twitter.com/yidGBW1mFq
— Andrij Melnyk (@MelnykAndrij) May 11, 2023
A visita de Amorim ocorreu em meio a tensão entre o Brasil e a Ucrânia após as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que o país teria tanta responsabilidade quanto a Rússia pelo conflito. Lula chegou a sugerir que a Ucrânia cedesse os territórios ocupados, a Crimeia e o Donbass, o que foi rechaçado pela Ucrânia.
Novo convite a Lula
Amorim esteve ontem também com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. O mandatário europeu comentou hoje sobre a reunião em suas redes sociais, e frisou que a única forma de acabar com a guerra é com a "fórmula ucraniana da paz". Eles também discutiram a realização de uma cúpula entre a Ucrânia e a América Latina. O chefe de Estado voltou a convidar o presidente Lula a visitar seu país.
"Encontrei o assessor especial de assuntos internacionais do presidente do Brasil, Celso Amorim. Enfatizei que o único plano capaz de parar a agressão russa na Ucrânia é a fórmula de paz ucraniana. Nos discutimos a possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina. Estou ansioso para continuar a dialogar com o presidente Lula e recebê-lo aqui na Ucrânia", disse Zelenskyy.
Met with Special Advisor on Foreign Policy to the President of Brazil Celso Amorim. Emphasized that the only plan capable of stopping Russian aggression in Ukraine is the Ukrainian Peace Formula. We discussed the possibility of holding the Ukraine-Latin America Summit. I look…
— (@ZelenskyyUa) May 11, 2023
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.