O Congresso Nacional vai instalar nesta terça-feira (9/5) a Comissão Mista para analisar a Medida Provisória (MP) que altera as regras do programa Mais Médicos. A instalação está marcada para as 14h30 de amanhã e, logo depois, serão eleitos os dirigentes.
A MP 1.165/23 foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 20 de março, durante evento no Palácio do Planalto. As mudanças no programa visam aumentar a presença de médicos em regiões mais afastadas.
- Ministério da Saúde implementa Mais Médicos benefícios educacionais
- Mais Médicos amplia o número de vagas para atuar na Amazônia Legal
- Novo Mais Médicos: entenda os detalhes do programa relançado pelo governo
A principal mudança foi a criação de uma indenização especial para médicos que atuem em áreas de difícil acesso, além de benefícios para profissionais formados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A expectativa do governo é de que 28 mil médicos sejam contratados até o fim deste ano, especialmente em comunidades tradicionais e regiões de extrema pobreza.
A MP passou a valer já no dia de sua assinatura, mas precisa ser aprovada pelo Congresso, por meio da Comissão Mista, em até 120 dias para continuar em vigor.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.