Londres — O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, já está a caminho da Ucrânia, informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-chanceler deixou a capital inglesa neste sábado (06/05), depois da coroação do rei Charles III, de trem. Ele fará uma parada em Paris. A meta é de que, no dia 10, Amorim se encontre com o presidente ucraniano Volodimir Zelenski para discutir um plano de paz defendido pelo governo brasileiro. O ex-chanceler já teve a mesma conversa com o presidente russo, Vladimir Putin.
Lula, que falou sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e do qual ouviu que a saída de russos de territórios ucranianos é condição inegociável, comparou as costuras necessárias para uma trégua no conflito a palavras cruzadas. “Essas conversas são que nem palavras cruzadas. Vamos juntando as conversas e veremos quais palavras permitirão que as pessoas sentem ao redor de uma mesa. Mas, para isso, as pessoas têm que parar de atirar. Esse é o meu dilema”, afirmou.
- Lula pretende criar grupo de trabalho Brasil-Inglaterra
- Lula diz que R$ 500 milhões ofertados pelo governo britânico a Fundo da Amazônia são insuficientes
- Para Lula, "aquele cidadão do BC não tem compromisso com o país, mas com o outro governo"
O presidente contou que aproveitou a passagem por Londres para trocar impressões com vários líderes políticos sobre a guerra. Segundo ele, houve um contato inicial com o presidente da França Emmanuel Macron, mas o tema será discutido nos próximos dias, por meio de um telefonema entre ambos. “Não é segredo o que eu quero conversar”, frisou, referindo-se à criação de uma espécie de “Clube da paz”, que reuniria pelo menos 20 países para tentar um cessar-fogo entre russos e ucranianos. “Também quero conversar com (o premiê da Índia, Narendra) Modi”, afirmou.
Saiba Mais
- Política Após atraso no PL das Fake News, STF julgará responsabilidade das plataformas
- Política Ex-major preso pela PF é dado como morto ao Exército; esposa recebe pensão de R$ 22 mil
- Política Marina Silva é hospitalizada após testar positivo para a covid-19
- Política Mendonça vota para rejeitar 200 denúncias contra acusados por atos golpistas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.