O mascote Zé Gotinha ganhou o título de “herói nacional” nas redes sociais após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (3/5). A corporação investiga um grupo suspeito de adulterar dados de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
- Volta do Zé Gotinha movimenta as redes sociais: 'E esse shape?'
- Entenda o esquema de falsificação de dados de vacina em que Bolsonaro é investigado
A PF apura se as informações do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sua filha, Laura Bolsonaro, de 12 anos, foram alterados. As investigações ainda apontam que os dados foram incluídos com o auxílio de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. Segundo informações da GloboNews, o tenente-coronel ainda alterou os dados do seu próprio cartão, o de sua esposa e sua filha.
A investigação foi o suficiente para que os internautas colocassem Zé Gotinha como principal nome “por trás” da operação, rendendo diversos memes. “Ninguém mexe com o Zé Gotinha e fica impune”, brincou um internauta. “Eu te amo, Zé Gotinha”, se declarou outro.
“Zé gotinha foi contratado pela PF?”, questionou um perfil. “A gente achando que quem ia prender o Bozo iria ser o Xandão e no final das contas vai ser o Zé Gotinha. O Brasil é sensacional meus amigos”, diz outro comentário.
Os usuários das redes sociais ainda soltaram a imaginação, escrevendo roteiros em que o mascote participa pessoalmente da operação da PF. “- Mas Zé Gotinha, eu não tenho culpa…- Pro senhor é José Gota”, postou um perfil, em um diálogo imaginário entre Bolsonaro e Zé Gotinha.
“Exijo que o nosso querido Zé Gotinha esteja presente na hora que Bolsonaro for preso pois quero tatuar a foto na testa”, pedia uma postagem. “Quero o agente da PF que vai prender o Bolsonaro vestido de Zé Gotinha”, desejou mais um perfil. “Zé Gotinha batendo ao vivo em Bolsonaro e Cia”, imaginou outro. Veja mais memes:
TOC TOC
— TheLegend.of.Karin (@crvg_molequinha) May 3, 2023
quem é?
É o Zé Gotinha querendo saber se VOCÊ tomou a vacina queridopic.twitter.com/2aNAqWHWAv
Quem diria que quem ia prender o Bolsonaro seria o Zé Gotinha? pic.twitter.com/eaRcvjeqU6
— Cris (@crisvector) May 3, 2023
PF quer Bolsonaro algemado pelo Zé Gotinha pic.twitter.com/dsgNa19pYI
— Sensacionalista (@sensacionalista) May 3, 2023
Zé Gotinha de pau duraço hoje https://t.co/cZtzrjCZ1z pic.twitter.com/RpdFemrtpH
— Janjo Fazoeli???? (@Mozzein_) May 3, 2023
Zé Gotinha de pau duraço hoje https:/t.co/cZtzrjCZ1z pic.twitter.com/RpdFemrtpH
— Janjo Fazoeli???? (@Mozzein_) May 3, 2023 " target="_blank" rel="noopener noreferrer">
O Zé gotinha acordando nessa quarta e descobrindo que será o responsável pela prisão do Bolsonaro
— denise e seus remédios ? (@theboshe) May 3, 2023
pic.twitter.com/VwNycBif94
Vc achou que era o Zé Gotinha, mas voilá é o Xandão.
— Bia AbramoSemComprometimentoCognitivo (@biawabramo) May 3, 2023
Cortesia @johallack pic.twitter.com/4NFW2OSquN
ele sempre teve um plano, ze gotinha herói nacional pic.twitter.com/1kdbfLDDjz
— joleana (@arrobajoleana) May 3, 2023
Ze Gotinha Tyrell pic.twitter.com/7tArYIdnoT
— Luduvicu (@luduvicu) May 3, 2023
Hoje o Bolsonaro acordou com o Zé Gotinha batendo na porta da casa delepic.twitter.com/irUmgdqyIX
— Willian (@TihWill) May 3, 2023
‘Exibir meu Zé Gotinha’
O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL - RJ) entrou na brincadeira e fez uma publicação em seu perfil no Twitter. Ele publicou uma foto em que aparece com um broche do Zé Gotinha vestindo uma camisa do Vasco no peito. “Hoje é dia de andar pela Câmara exibindo meu Zé Gotinha! Viva a Vacina! Fora negacionistas e fraudadores!”, escreveu na legenda.
Hoje é dia de andar pela Câmara exibindo meu Zé Gotinha! Viva a Vacina! Fora negacionistas e fraudadores! pic.twitter.com/tcOcvwAzAy
— Tarcísio Motta (@MottaTarcisio) May 3, 2023
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.