A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, aceitou o pedido do ministro Dias Toffoli de transferência para a Segunda Turma da Corte. O colegiado estava com uma vaga em aberto após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, ocorrida no último dia 11.
O pedido foi autorizado nesta terça-feira (2) após consulta aos demais ministros da Primeira Turma sobre eventual interesse na transferência, observada a regra de antiguidade. Segundo a Corte, a transferência de ministro de uma Turma para outra, quando há vaga disponível, tem expressa previsão no artigo 19 do Regimento Interno do STF.
Com a movimentação, a expectativa é de que novo integrante do STF a ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fique na Primeira Turma. Entre os cotados para substituir Lewandowski está o advogado Cristiano Zanin, que atuou como defensor do presidente nos processos da Lava Jato. Além de Toffoli, os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin também comporão o colegiado.
Saiba Mais
- Política Após multa de R$ 1 milhão por hora, Google retira do ar link contrário a PL
- Política Lula se reúne com presidente da Argentina para discutir comércio
- Política STF dá 15 dias para Moro se defender da denúncia de calúnia contra Gilmar Mendes
- Política Debate do Bolsa Família no Senado pede maior qualificação para beneficiários
- Política Arthur Lira adia votação do PL das Fake News na Câmara
- Política Lula assina nesta quarta decreto que impulsiona Centro de Bionegócios da Amazônia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.