O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou seus apoiadores para virarem “soldados” contra as fake news. Durante discurso no ato unificado das centrais sindicais, nesta segunda-feira de Dia do Trabalhador (1º/5), no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, ele afirmou que não é possível deixar que a mentira continue prevalecendo no Brasil.
“Por companheiro que tem um celular, precisa ficar atento, precisa ficar esperto. Não pode mandar mensagem mentirosa, não pode passar para frente aquilo que você sabe que pode prejudicar a pessoa. A mentira nunca levou ninguém a lugar nenhum e foi a verdade que derrotou o ex-presidente da república”, disse Lula fazendo uma menção a Jair Bolsonaro (PL).
O presidente ainda lembrou dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, no 8 de janeiro, ao que ele chamou de tentativa de golpe.
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados se prepara para votar o Projeto de Lei 2630/2020, nesta terça-feira (2/5). Popularmente conhecida como “PL das Fake News”, a proposta cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, um mecanismo de regulação da internet.
O Projeto de Lei torna obrigatória a moderação de conteúdo na internet para que sejam identificadas, excluídas ou sinalizadas postagens e contas com conteúdo considerado criminoso. Já os aplicativos de mensagem deverão trabalhar para limitar a distribuição massiva de mensagens.
O núcleo Bolsonarista na Câmara dos Deputados faz forte oposição à proposta e à bancada do Partido Liberal (PL), a maior da casa, em sua totalidade deve votar contra o texto. A Frente Parlamentar Evangélica (FPE) também declarou nesse sábado (29/4), em nota pública, que orienta seus membros a votarem contra o Projeto de Lei.
Saiba Mais
- Política Janones quer fazer Bolsonaro se arrepender de ter 'roubado o trabalhador'
- Política Ex-ministro de Bolsonaro terá que indenizar Felipe Neto em R$ 50 mil
- Política Lula: 'Até os mais ricos ganham com o aumento do salário mínimo'
- Política Bolsonaro sobre terras indígenas: 'Para onde irá nosso agronegócio?'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.