O deputado federal André Janones (Avante-MG) disse que, caso seja indicado para trabalhar na CPMI do 8 de Janeiro, pretende fazer o ex-presidente Jair Bolsonaro se arrepender “amargamente de ter roubado o povo trabalhador deste país”. A declaração foi dada por meio das redes sociais como uma promessa de Dia do Trabalhador nesta segunda-feira (1/5).
Uma única promessa a vocês no dia do trabalho: trabalhar muito caso eu seja indicado pra CPMI, dar muito trabalho para Bolsonaro, e fazê-lo arrepender amargamente de ter roubado o povo trabalhador deste país!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) May 1, 2023
Os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que irá investigar os atos antidemocráticos do 8 de janeiro, devem começar ainda nesta semana. A expectativa é que os membros do colegiado sejam indicados até sexta-feira (5/5), mas que o núcleo Bolsonarista no congresso não receba a relatoria.
A oposição defende a tese de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha prevaricado durante o ataque à sede dos Três Poderes, em Brasília, com o intuito de ter ganhos políticos com o papel de vítima. Já os governistas vão querer investigar alguns parlamentares que possam ter incitado os atos violentos e até participado.
A CPMI será composta por 32 parlamentares, sendo 15 senadores e 15 deputados federais indicados pela proporcionalidade e mais uma vaga de cada Casa - Câmara dos Deputados e Senado -, que será preenchida por rodízio de integrantes da minoria.
Saiba Mais
- Política Diretora-geral do Senado sobre 8 de janeiro: "Agressividade tão grande"
- Política Dino pedirá investigação de campanhas de big techs contra PL das Fake News
- Política Arthur Lira é pressionado a adiar votação do PL das Fake News
- Política Google intensifica campanha contra PL das Fake News: "Pode aumentar a confusão"
Divisão no Senado
Bloco Democracia (PDT, MDB. PSDB, Podemos, Rede e União): 6 vagas
Bloco Resistência (PT, PSB, PSD e Rede): 6 vagas
Bloco Vanguarda (PL e Novo): 2 vagas
Bloco Aliança: (PP e Republicanos): 2 vagas
Divisão na Câmara
Bloco União, PP, PSB, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriota: 5 vagas
Bloco MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC: 4 vagas
PL: 3 vagas
Federação PT, PCdoB e PV: 2 vagas
PSol e Rede: 1 vaga
Novo: 1 vaga
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.