A juíza do Trabalho Luciana Paula Conforti, que atua em Pernambuco, foi eleita, nesta sexta-feira (28/4), presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) para o biênio 2023-2025. Ela sucederá Luiz Antonio Colussi, do Rio Grande do Sul, que comanda a entidade desde 2021. O juiz Valter Pugliesi, de Alagoas, foi eleito como vice para a nova direção.
- MP do serviço voluntário é considerada inconstitucional pela Anamatra
- Consciência negra: Anamatra promove debate sobre branquitude e magistratura
O pleito da Anamatra foi realizado de forma totalmente eletrônica. A chapa única ‘Anamatra Toda Nossa’ recebeu 1677 votos (94,53%). A solenidade de posse dos novos dirigentes está prevista para 24 maio, em Brasília. Após a divulgação do resultado, Luciana Conforti agradeceu aos associados e associadas que participaram das eleições e lembrou o compromisso de atuar em defesa das prerrogativas e da dignidade da magistratura trabalhista.
"Em nome de toda a diretoria eleita, agradeço imensamente a expressiva participação das associadas e associados na votação. Apesar de apenas a chapa Anamatra Toda Nossa ter participado do pleito, procuramos percorrer todas as regiões, de forma presencial e telepresencial, para apresentar as propostas, ouvir as magistradas e magistrados sobre os temas prioritários e alcançar a necessária representatividade. Renovamos o nosso compromisso de continuar promovendo a escuta ativa e de atuar, firmemente, em defesa das prerrogativas e da dignidade da magistratura trabalhista", declarou Conforti.
Quem é Luciana Conforti
Nascida em São Paulo (SP), Luciana Paula Conforti ingressou na Magistratura em 1998 e é titular da 1ª Vara do Trabalho de Barreiros (PE). A magistrada integra a diretoria da Anamatra desde 2015 e foi vice-presidente no último biênio. Ela também presidiu a Comissão Anamatra Mulheres e foi vice-diretora da Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra). Entre 2010 e 2012, a juíza presidiu a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra 4) — que compreende as unidades de Pernambuco.
Conforti é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Direito Previdenciário pela Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6ª Região em parceria com a Faculdade Boa Viagem (FBV). A magistrada é membro da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho e do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho, integrante dos Grupos de Pesquisa 'Trabalho, Constituição e Cidadania' (UnB/CNPq), 'Trabalho Escravo Contemporâneo' (UFRJ/CNPq) e 'Direito do Trabalho e Dilemas da Sociedade Contemporânea' (UPE/CNPq), e professora da Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 6ª Região (Esmatra 6).
* Com informações da Anamatra