Jornal Correio Braziliense

Meio ambiente

Câmara recebe debate sobre a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha

No evento, que ocorrerá no Auditório Freitas Nobre, será lançado o livro fotográfico 'Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador', do jornalista e ambientalista André Pessoa

A criação do Parque Nacional da Serra Vermelha será tema de debate na tarde da próxima quarta-feira (26/4) no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. A região em questão tem remanescentes de floresta tropical da Mata Atlântica e está localizada entre os municípios de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá, no sul do Piauí. De acordo com o ambientalista e jornalista André Pessoa, o objetivo da campanha é consolidar a conservação da área, incrementando o turismo no sul do estado atrelado ao desenvolvimento sustentável. 

André Pessoa afirma que o movimento ambiental "Ajude a salvar a Serra Vermelha" existe há 17 anos e que, nesta etapa da retomada, o objetivo é pedir apoio ao Ministério do Meio Ambiente na criação da área de conservação. Caso se concretize, a Serra Vermelha seria a quinta reserva federal no estado — que abriga os parques nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões, Sete Cidades e Nascentes do Parnaíba.

O jornalista relata também que o governo federal em parceria com o Estado do Piauí já incorporou mais de 300 mil hectares do complexo da Serra Vermelha ao Parque Nacional Serra das Confusões, o qual passou de 502 mil hectares (originais de sua criação) para mais de 823 mil hectares. Recentemente, uma decisão da Justiça Federal obriga o Ministério do Meio Ambiente a preservar os últimos 100 mil hectares que ficaram fora da proposta de preservação anterior, local ameaçado pela expansão de carvoarias.

"A ideia é não anexar isso às (Serra das) Confusões e, sim, transformar num novo Parque Nacional. O novo Parque Nacional pode trazer desenvolvimento, pode preservar a região, gerar emprego e renda numa região que é considerada uma das mais pobres do Brasil. A ideia dessa campanha é que o governo ao invés de anexar às Confusões, crie um novo Parque Nacional", apontou.

Piauí

Na mesma data, em homenagem ao Dia da Caatinga, ocorrerá ainda o lançamento fotográfico do livro ‘Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador’, de autoria de André Pessoa, um dos agentes que encabeçam a discussão. Na ocasião, estão previstas as presenças de pesquisadores, como Miriam Prochnow, ganhadora do Prêmio Ford de Conservação Ambiental e uma das autoras da Lei da Mata Atlântica, e do professor José Alves de Siqueira Filho, diretor do Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad), órgão ligado à Universidade Federal do Vale do São Francisco, e ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com a obra A Flora das Caatingas do Rio São Francisco.

"Esse livro mostra o Piauí positivo. A obra é um subsídio para a campanha. Para sensibilizar os políticos da importância de se voltar para a conservação ambiental. O mundo hoje só fala disso. Vemos toda essa polêmica do Fundo Amazônico, tem toda a questão da Mata Atlântica. É uma campanha que é uma bandeira de transformação, ela deixou de ser uma coisa ambiental para seguir a consciência de preservar uma área que é importante para as próximas gerações, para os nossos netos, filhos. É uma luta de dezessete anos. Uma luta grande", acrescentou.

"Volta a se debater no Brasil a conservação ambiental de forma efetiva porque na criação de um parque nacional sai da retórica e coloca na lei. Não se sabe nem o que tem ali de espécies novas a serem descobertas pela ciência. Isso tem tudo a ver com mudança climática, isso tem tudo a ver com desertificação, com pobreza, ou seja, a gente está falando das regiões mais pobres do Brasil. Se a gente conserva a região, a gente dá uma nova oportunidade", concluiu.

O Instituto Ecológico Caatinga (IEC), e a Rede Ambiental do Piauí (REAPI), com apoio do Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), Rede de ONG’s da Mata Atlântica (RMA), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), lançaram ainda um cartaz retomando o movimento em defesa da criação do parque. "Ajude a salvar a última floresta tropical do semiárido brasileiro no Piauí", versam os dizeres. 

Também é possível assinar neste link uma petição com o tema "Ajude a Salvar a Serra Vermelha".

Serviço

Lançamento: Livro fotográfico 'Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador' - André Pessoa
Quando: 26/04/2023
Horário: 16h
Local: Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília