A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir os impactos da exigência de visto para turistas vindos de Japão, Canadá, Austrália e Estados Unidos. O debate será realizado na próxima quarta-feira (26/4).
A audiência atende a um pedido do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS). O requerimento afirma que o Itamaraty já teria determinado a comunicação da exigência de visto para turistas dos países às embaixadas brasileiras presentes nos quatro territórios.
"Alega-se que a exigência atenderia ao princípio de reciprocidade nas relações exteriores, ou seja, uma vez que esses países exigem vistos de nacionais do Brasil, então o Brasil deveria fazer o mesmo, visando forçar tais países a dispensarem a exigência de vistos de brasileiros", disse o deputado.
- Brasil volta a exigir visto dos EUA, Japão, Austrália e Canadá
- Após Conde de Bolsonaro, autor cria Baronesa Van Hattem: 'Odeia bastante'
- "A harmonia dos Poderes está perdida", diz deputado Marcel van Hatten
Mas, para ele, a probabilidade da estratégia funcionar é baixa, uma vez que a razão para essa exigência — a imigração ilegal de brasileiros para estes países — ainda persiste.
"Em toda a América Latina, dentre 30 países, apenas Cuba, Bolívia e Venezuela seguem o princípio da reciprocidade e exigem vistos de nacionais dos Estados Unidos. A Argentina não exige, o Paraguai não exige, o Uruguai não exige, o Peru não exige, a Colômbia não exige, o Equador não exige, bem como outros 20 países da região. Todos esses países compreendem que, mais importante do que o princípio da reciprocidade, é a defesa do emprego, da renda e do bem-estar de seus cidadãos", observou van Hattem.
Com Agência Câmara de Notícias