O deputado federal Danilo Forte (União-CE) será o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. A assessoria de imprensa do parlamentar fez o anúncio, nesta segunda-feira (24/4), que ainda não consta oficialmente no sistema da Câmara. Forte será indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O governo enviou sua proposta de orçamento para o próximo ano no dia 14 de abril.
Com a indicação de Danilo Forte, Lira contempla o União Brasil, do deputado Luciano Bivar (PE). No começo da Legislatura havia um acordo para que o União tivesse o relator do Orçamento, mas pela proporcionalidade, como o PL já havia aberto mão de cargos importantes como a presidência Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o partido acabou sendo contemplado pela indicação de Luiz Carlos Motta (PL-SP). A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) é a senadora Daniela Ribeiro (PSD-PB).
- "Falta protagonismo na pauta", diz deputado do União Brasil sobre governo
- "Governo ligou a chave da inflação", diz deputado Danilo Forte
- "Baixar imposto é melhorar a vida das famílias", diz Forte sobre correção do IR
A LDO estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte e estabelece as bases da LOA (Lei Orçamentária Anual). Para isso, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.