A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, publicou foto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usando a gravata nova que comprou em uma loja de luxo de Portugal. A compra gerou polêmica nas redes sociais.
- Compra de Janja em loja de luxo não foi feita no cartão corporativo, diz assessoria
- Lula é recebido com honras numa cerimônia marcada por segurança reforçada
Na publicação, feita na manhã deste sábado (22), a primeira-dama compartilhou uma foto de Lula sentado em uma cadeira e usando o presente dado pela esposa. "Começando o dia de trabalho aqui em Portugal todo lindo de gravata nova!", escreveu Janja.
Após a polêmica, a assessoria da primeira-dama esclareceu que a compra não foi feita utilizando o cartão corporativo, e a escolha da loja se deu por conta da proximidade do hotel em que a comitiva brasileira está hospedada. A loja fica a poucos metros do hotel onde o casal está hospedado.
Nesta manhã (22), Lula teve um encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O presidente do Brasil foi recebido com honras no Mosteiro dos Jerônimos, em uma cerimônia marcada por uma segurança reforçada. O local foi fechado para a visitação pública e contou com pelo menos duas centenas de policiais isolando a área.
Esta é a primeira viagem de Lula à Europa desde que assumiu o cargo, em janeiro. A viagem do presidente ocorre em um momento de grande repercussão das declarações dele sobre a guerra na Ucrânia. Durante a visita, Lula pretende firmar pelo menos 13 acordos que envolvem áreas de aeronáutica, educação, turismo e energia.