A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi até uma loja de luxo em Lisboa nesta sexta-feira (21/4), durante viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Portugal. Ela realizou a compra de uma gravata para o chefe do Executivo. De acordo com a assessoria de Janja, a escolha da loja se deu por conta da proximidade do hotel em que a comitiva brasileira está hospedada.
A loja da grife masculina Ermenegildo Zegna, localizada na tradicional Avenida da Liberdade, fica ao lado do Tivoli, hotel cinco estrelas onde Lula, Janja e demais integrantes da comitiva presidencial estão hospedados na capital portuguesa.
Questionada esta tarde pelo Correio sobre a forma de pagamento, se foi feita com recursos pessoais ou se ocorreu uso do cartão corporativo, a assessoria da primeira-dama disse não ter a informação neste momento. Lula se encontra neste sábado (22) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. É a primeira viagem do petista à Europa desde que assumiu o cargo, em janeiro.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Correio Braziliense (@correio.braziliense)
- Lula chega a Portugal cercado de polêmicas e com forte segurança
- De olho na Otan, Embraer produzirá aviões Super Tucano em Portugal
A ida do presidente à Europa ocorre em um momento de grande repercussão em relação às declarações dele sobre a guerra na Ucrânia. Lula chegou a dizer que os Estados Unidos precisam parar de incitar o confronto com a Rússia e passar a pensar em acordo de paz. Ao mesmo tempo, indicou que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenski também tem responsabilidade no conflito.
Durante a viagem, Lula pretende firmar pelo menos 13 acordos que envolvem áreas de Aeronáutica, educação, turismo e energia. Dados do Ministério do Desenvolvimento revelam que o comércio bilateral Brasil-Portugal em 2022 atingiu a marca de US$ 5,3 bilhões, o que representa crescimento de 50,8% em relação a 2021.