Em Lisboa, onde desembarcou nesta sexta-feira (21/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que irá assinar pelo menos 13 acordos com Portugal. Os entendimentos entre os dois países vão envolver diversas áreas como saúde, investimentos, aeronáutica, educação, cultura, turismo e energia.
"Teremos uma agenda de governo entre nossos países esse fim de semana, com a previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos", tuitou a conta oficial do presidente após o desembarque.
Entre as negociações, o governo brasileiro assinará uma declaração de intenções na área e fará cooperações com os portugueses por meio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Os dois países também vão formalizar os entendimentos de equivalência de estudos dos níveis fundamental e médio dos dois países. Essa medida irá facilitar as situações dos brasileiros que vivem em Portugal e os portugueses decidem vir morar no Brasil.
- Em Portugal, Lula encontra um primeiro-ministro enfraquecido e envolto em escândalo
- Lula chega a Portugal cercado de polêmicas e com forte segurança
As nações também vão assinar um acordo sobre o reconhecimento mútuo das carteiras de motorista, para que brasileiros possam dirigir em Portugal e vice-versa. Também haverá a formalização de negociações sobre os direitos de pessoas com deficiência e outra na área de turismo.
Os países ainda devem assinar um memorando de entendimento na área de energia e de geologia e mineração.
Espanha
Lula cumprirá agenda em Portugal até terça-feira (25/4). Nesta dia, ele irá à Espanha, onde deve assinar quatro acordos com o país.