O ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias presta depoimento à Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (21/4), em Brasília. Ele chegou na sede da corporação por volta das 9h e entrou pela garagem do prédio.
Dias é ouvido no inquérito que investiga os atentados que ocorreram em Brasília no 8 de janeiro, quando extremistas invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-ministro aparece em imagens de câmeras de segurança dentro do palácio no dia dos ataques.
- Bolsonaro vai à PF na quarta-feira (26/4) prestar depoimento sobre o 8/1
- Maioria do STF vota pela abertura de ação penal contra envolvidos no 8/1
- Militar do GSI que aparece dando água a vândalos foi de equipe de viagens de Bolsonaro
Os vídeos gravados na hora dos atentados mostram Gonçalves Dias circulando entre os vândalos, sem realizar nenhum ato para identificar ou prender os autores da depredação dos prédios públicos. Ele presta depoimento por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Moraes quer saber se Dias deixou de repassar a investigadores o trecho das imagens em que ele aparece dentro do prédio. As diligências também buscam saber quem deu a ordem para que ele fosse até o Palácio do Planalto, se ele foi por conta própria e por qual motivo não reagiu ou comandou militares do GSI para que eles atuassem em relação aos ataques que estavam em andamento.