O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu antecipar para a noite de hoje o embarque para Lisboa, primeira escala da viagem que fará a Portugal e Espanha. A partir de amanhã, ele terá uma extensa agenda de compromissos montada para "relançar as relações com a Europa e a União Europeia", segundo a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes.
Um dos principais desafios de Lula será destravar o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia (UE) na área agrícola, que vem sendo negociado há mais de duas décadas, mas ainda não foi ratificado pelos dois blocos.
A ida à Espanha está nesse contexto. A partir de julho, o país ibérico assume a presidência da UE, e o Brasil quer aproveitar a postura menos protecionista dos espanhóis para concluir as negociações do acordo agrícola.
A expectativa do Itamaraty, segundo a embaixadora, é que essa negociação seja concluída neste ano, e que o acordo entre em vigor logo. "Naturalmente, a Espanha tem esse interesse de que (o acordo) seja finalizado durante a sua presidência (à frente da UE)", disse.
O peso que o governo dá à viagem também pode ser traduzido na quantidade de acordos a serem assinados. Por enquanto, são 10 com Portugal e quatro, com a Espanha.