A ministra do Meio Ambiente e Mudanças climáticas, Marina Silva, participou nesta segunda-feira (17/4) do simpósio internacional Povos Indígenas: natureza e justiça, realizado no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). A ministra reafirmou a importância dos indígenas ocuparem espaços de poder e celebrou a presença das mulheres indígenas em cargos de liderança.
“Estamos em um momento oportuno da história do nosso país para podermos tratar de temas como esse que estão sendo tratados neste simpósio. É muito bom, que mais do que ter pessoas falando sobre o povo indígena e o que é bom para eles, como devem ser as leis é que tenhamos legisladores indígenas e executores de leis indígenas", disse a ministra.
- Marina Silva em Davos: "O que precisamos é vontade política e ética"
- Marina diz que China será colaboradora do Brasil para o reflorestamento no país
A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) afirmou que nos últimos quatro anos, com a ausência de atuação do Ministério do Meio Ambiente, os povos indígenas tiveram papel fundamental na luta contra o desmatamento e contra as ameaças do genocídio dos povos indígenas.
“Em 4 anos de ausência do Ministério do Meio Ambiente nós fomos e somos ministros permanentes do meio ambiente. Nós sustentamos o nosso território. Poder para nós indígenas não é só o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, a luta é o nosso quarto poder”, afirmou a deputada federal.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori.