As comissões de Infraestrutura (CI) e Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal recebem, nesta terça-feira (17), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A audiência foi convocada para debater parcerias e investimentos para desenvolver a infraestrutura de forma integrada entre as regiões brasileiras.
A audiência servirá para Góes explicar e debater com os senadores da CI e a CDR sobre os planos da pasta durante sua gestão. A presença do ministro da Integração no Senado foi feira por requerimentos dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da CI, e Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da CDR. Além de falar sobre parcerias na infraestrutura, ele também deve apresentar as ações do ministério para os próximos dois anos.
- Bolsonaristas usam audiências com ministros para estimular desinformação
- Novo arcabouço chegará ao Congresso na terça, diz José Guimarães
- Por que votação do arcabouço fiscal é crucial para futuro do governo Lula
Outras comissões também farão audiências públicas. Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o convidado é o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa Filho. Já na Comissão de Direitos Humanos, haverá um debate sobre o futuro dos jovens e adolescentes no Brasil.
Esse tipo de convite a ministros e outras autoridades costuma acontecer a cada dois anos, no início dos trabalhos, para que os senadores possam saber os planos do governo para suas áreas de atuação. Uma das atribuições das comissões é convocar ministros de Estado ou titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para que prestem informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições. Também é papel das comissões acompanhar, fiscalizar e controlar as políticas governamentais pertinentes às suas áreas de competência.
Próximas audiências
A Comissão de Desenvolvimento Regional receberá outros ministros ao longo dos próximos dias e semanas: Na quarta-feira (19) o ministro Márcio França, de Portos e Aeroportos, no dia 9 de maio recebe a ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento e no dia 16 de maio receberá o ministro Jader Filho, das Cidades.