O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma das 100 pessoas mais influentes de 2023 na lista da revista Time. O grupo, divulgado nesta quinta-feira (13/4) pela publicaçao norte-americana, traz ainda o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão Olaf Scholz e a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska.
Em um texto assinado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, Lula foi destacado como um “campeão do clima”. “Depois de anos de degradação e destruição ambiental sancionada pelo Estado, o povo brasileiro escolheu um novo caminho ao eleger um campeão do clima em Luiz Inácio Lula da Silva.”
- Lula é, atualmente, o presidente mais requisitado do mundo
- Lula estampa capa da revista Time: "Presidente mais popular do Brasil"
- As duras críticas de Lula a bancos e FMI em discurso na China
- Lula visita Huawei em Xangai e inicia série de reuniões com executivos chineses
“Como presidente, Lula jurou fortalecer a posição do Brasil no mundo, renovando o comprometimento do país com a democracia; justiça e igualdade econômica. Mas em nenhuma outra área ele se destaca como nas crises de clima e biodiversidade”, disse Al Gore.
Destacando a Amazônia como um bioma de grande importância para todo o planeta, ele ressaltou o papel do petista no campo ambiental. “O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia e ele já o fez antes: reduzindo o desmatamento em 72% no seu último mandato. Do combate a perda da floresta até a aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança de Lula será central nesta década decisiva para ação climática”, finalizou.
A lista anual da publicação contempla indivíduos de diversas áreas de atuação que se destacaram no último ano. Em 2023, foram selecionadas, ainda, personalidades como a cantora Beyoncé, o rei Charles, o jogador argentino Lionel Messi e Ke Huy Quan, ganhador do Oscar de melhor ator deste ano.