O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Pequim por volta de 12h30 (horário de Brasília) nesta quinta-feira (13/4). O chefe do Executivo ficará hospedado no The St. Regis Beijing, um dos mais luxuosos da cidade. Lula se reunirá na sexta-feira (14) com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji. A previsão é de que ele se encontre amanhã com o presidente chinês, Xi Jinping. A declaração à imprensa está prevista para 19h40 (horário local), por volta das 9h de sexta (horário de Brasília).
Ainda na sexta o petista deve participar de uma cerimônia de deposição de flores no Monumento aos Heróis do Povo e se encontrar com representantes da Federação de Sindicatos de Toda a China e com o primeiro ministro da China, Li Qiang.
- Lula visita Huawei em Xangai e inicia série de reuniões com executivos chineses
- Com presença de Lula, Dilma toma posse como presidente do Banco dos Brics em Xangai
- Lula desembarca em Xangai; primeira agenda é posse de Dilma no banco do Brics
Hoje, Lula esteve em Xangai, onde participou da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics. O chefe do Executivo também visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei e se encontrou com o presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou, a maior empresa de construção civil na China. No Brasil, a CCCC investe em obras de infraestrutura, como a construção da ponte Salvador-Itaparica.
Na reunião,Tongzhou expressou seu desejo de aumentar a cooperação entre empresas brasileiras e chinesas. E propôs a criação de mecanismos de troca direta entre o yuan (moeda chinesa) e o real para facilitar transações financeiras entre os dois países.
A comitiva brasileira é composta por ministros de Estado, pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, bem como pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), outros parlamentares da Câmara e do Senado e por empresários.