O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou, na manhã deste domingo (9/4), a cidade de Trizidela do Vale, um dos municípios mais afetados do Maranhão pelas fortes chuvas que castigam o estado há semanas.
“Sobrevoando as áreas atingidas pelas fortes chuvas na região do Maranhão. Visitarei também o bairro de Bacabal e conversarei com prefeitos e autoridades locais para atuarmos contra essa crise”, disse o presidente no Twitter.
- Dino se junta a Padilha para acompanhar Lula em sobrevoo a locais atingidos por chuvas no MA
- Lula vai ao Maranhão visitar áreas alagadas por temporais
- Início do governo Lula fica marcado pela preocupação socia
Lula chegou ao aeroporto da cidade de Bacabal às 9h30 e foi recebido pelo governador do estado, Carlos Brandão (PSB). O chefe do Executivo viajou acompanhado dos ministros Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência; Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e Luiz Marinho, do Trabalho.
O governo maranhense decretou situação de emergência em 64 cidades e o Corpo de Bombeiros afirma que mais de 35 mil famílias foram afetadas pelas inundações causadas pelas chuvas na região. Pelo menos 7,7 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Em todo estado, nove rios, bem como riachos e açudes, transbordaram.
O presidente Lula se reunirá, ainda, com prefeitos e autoridades locais. Na última quinta (6/4), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirmou que repassou, por meio da Defesa Civil Nacional, R$ 3,2 milhões a seis municípios atingidos pelas inundações. “Estão na lista Conceição do Lago-Açu, Pedreiras, São Benedito do Rio Preto, São Luís Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale e Tuntum. As cidades usarão os recursos na compra de itens de assistência humanitária. Em Trizidela do Vale, também serão feitas limpeza de vias e desobstrução de galerias de águas pluviais”, diz a nota.