O presidente da Argentina, Alberto Fernández, virá ao Brasil na próxima terça-feira (2/5) para se reunir com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Os chefes de Estado vão conversar sobre financiamentos para exportações brasileiras para o mercado argentino.
Com a Argentina em grave crise econômica, financeira, social e política, Fernández, que já tem uma viagem programada ao Brasil em junho, conversou com Lula por telefone na última quinta (27/4) e vai se encontrar com o presidente brasileiro em uma reunião que terá caráter emergencial para os argentinos. Em Brasília, o governo também corre contra o tempo para organizar os trâmites para receber o chefe de Estado vizinho.
Os dois governos já haviam se reunido no começo de março. O embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, teve um encontro com a secretária de Comércio Exterior do governo brasileiro, Tatiana Prazeres. Scioli e outros integrantes do governo vizinho solicitaram, justamente, o financiamento de exportações brasileiras para a Argentina. O Brasil ainda não deu respostas e, por isso, a visita de Fernández ganha um aspecto ainda mais emergencial.
- Lula conversa com Fernández sobre Unasul e relações entre Brasil e Argentina
- Presidente Alberto Fernández desiste de concorrer à reeleição na Argentina
- Artigo: Na rota da seda
Segundo o jornal argentino Clarín, a delegação de Fernández terá também a presença do ministro das Relações Exteriores Santiago Cafiero. Também há a possibilidade de o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, comparecer.
Lula e Fernández ainda terão outro encontro no dia 30 de maio, na cúpula de presidentes sul-americanos, também em Brasília. Já confirmaram presença os presidentes Gustavo Petro, da Colômbia, e Luis Lacalle Pou, do Uruguai.
Fernández tinha uma viagem programada a Brasília no fim de junho, e é um dos chefes de Estado que já confirmaram presença na cúpula de presidentes sul-americanos que Lula está organizando em formato de ‘retiro’. Outros que já confirmaram foram o colombiano Gustavo Petro e o uruguaio Luis Lacalle Pou.
Saiba Mais
- Política MST defende que CPI é ataque ao movimento e ao governo
- Brasil Passageiros criam grupo para defender mulher negra expulsa de voo em Salvador
- Política Cappelli: 'Lula jamais alegou que estava doidão ou esqueceu suas senhas'
- Política Silvio Almeida foi agressivo ao recusar réplica de feto, diz Girão
- Política Eduardo Bolsonaro perde ação contra Twitter por fake news sobre Covid-19
- Mundo Eleições no Paraguai: o partido que só perdeu uma eleição em 76 anos e agora se vê ameaçado de nova derrota
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.