Abril indígena

TSE promove debate sobre aumento do número de indígenas em cargos de poder

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participou do evento e destacou a importância de ter indígenas na elaboração e implementação de leis

Isabel Dourado*
postado em 26/04/2023 18:40
 (crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)
(crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Em comemoração ao mês que celebra o Dia dos Povos Indígenas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu, nesta quarta-feira (26/4), o evento “Abril Indígena da Justiça Eleitoral”. A sub-representação dos indígenas em espaços de poder foi uma das questões debatidas no evento. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que participou da abertura do evento, afirmou que 2023 é o ano que demarca um novo tempo na história do país. A ministra disse ainda que a Justiça Eleitoral tem contribuído para "um aldear" da política brasileira.

“É a primeira vez na história que nós povos indígenas estamos ocupando esse lugar, para gente é um novo tempo. Quero começar destacando a importância da Justiça Eleitoral, principalmente nas últimas eleições. Garantir uma vitória da democracia em nosso país, uma vitória sob um projeto que além de ser antidemocrático, atentava contra a ciência, contra o meio ambiente, a saúde, contra os povos indígenas. A Justiça Eleitoral vem contribuindo de forma importante para aldearmos a política.”

Sônia Guajajara afirmou que a participação e representação política dos indígenas ainda é baixa, e também reforçou o papel da Justiça Eleitoral brasileira em contribuir para o fortalecimento e aumento da participação dos indígenas nos espaços de poder.

 

  • Abertura do ciclo de debates "Abril Indígena da Justiça Eleitoral" Alejandro Zambrana/Secom/TSE
  • Abertura do ciclo de debates "Abril Indígena da Justiça Eleitoral" Alejandro Zambrana/Secom/TSE

“Temos pouca participação na elaboração, e implementação de leis e políticas que afetam diretamente nossas vidas. É muito importante que a Justiça Eleitoral tenha um trabalho que contribua para fortalecer a participação dos indígenas nos espaços legislativos e de governo. Precisamos das forças do Executivo, Legislativo e Judiciário", disse a ministra. 

Joênia Wapichana, presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), declarou que é fundamental “aldear” a política para que haja maior participação dos indígenas e elaboração de pautas que abarquem o direito dos povos originários. "A atuação parlamentar indígena dentro do Congresso Nacional é importante, pois é um espaço que nos propicia e nos dá condição de manifestação”, disse.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, declarou que a maior missão do TSE é garantir a inclusão de todos e a participação igualitária no processo eleitoral. “É missão do TSE garantir essa total inclusão para que todos possam participar da mesma forma do pleito eleitoral", disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE