O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) mandou uma mensagem para o bilionário Elon Musk, dono do twitter, se posicionando contra o Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/20). O texto deve ser votado pela Câmara dos Deputados até sexta-feira (25/4), mas encontra forte oposição do núcleo bolsonarista liderado pelos parlamentares do Partido Liberal (PL).
Os deputados contrários à proposta chamam ela de “PL da Censura”, argumentando que vai cercear a liberdade de expressão na internet, criando mecanismos para perseguir quem “desagradar à esquerda”. Em publicação no Twitter, endereçada à Elon Musk, Nikolas afirma que a Câmara está prestes a expulsar as plataformas do país.
"A liberdade de expressão está sob ataque severo. O Projeto de Lei ‘da Censura’ é patrocinado por um membro do Partido Comunista; não podemos deixar o Brasil virar China!”, diz o resto da mensagem de Nikolas.
To @elonmusk : Brazil's House of Representatives is on the verge of expelling social media platforms from the country; freedom of expression is under severe attack. The Censorship Bill is sponsored by a member of the Communist party; we cannot let Brazil become China!
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 25, 2023
O PL 2630/20 vai criar a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na internet, tendo como justificativa fortalecer a democracia e coibir a difusão de notícias falsas. O texto tramita desde 2020 no congresso, sendo de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES).
O Projeto de Lei torna obrigatória a moderação de conteúdo na internet para que sejam identificadas, excluídas, ou sinalizadas postagens e contas com conteúdo considerado criminoso. Já os aplicativos de mensagem deverão trabalhar para limitar a distribuição massiva de mensagens. As empresas também devem se submeter a auditoria externa e regras de transparência.
Apesar de alguns parlamentares tratarem o projeto com urgência, principalmente após os recentes ataques em escolas que expuseram o compartilhamento sistêmico de mensagens de ódio e que incentivam atos criminosos, outros deputados, como Nikolas Ferreira, demonstram seu desagrado com o texto e fazem campanha contra a lei.
Saiba Mais
- Política "Boa relação entre capital e trabalho é importante para a democracia", diz Lula
- Política Ricardo Cappelli, ministro interino do GSI, é convocado para depor no Congresso
- Política Projeto para derrubar decreto de Lula sobre armas é aprovado em comissão
- Política Marina garante que quadros de órgãos ambientais serão restabelecidos
- Política Michelle admite ter recebido outro pacote de joias que entrou de forma ilegal no país
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.