GOVERNO LULA

Marina garante que quadros de órgãos ambientais serão restabelecidos

A ministra afirmou que serão abertos concursos para Ibama, ICMBio e ministérios. Na Funai, a quantidade de vagas crescerá para duas mil até o fim do ano

Tainá Andrade
postado em 25/04/2023 18:38 / atualizado em 25/04/2023 18:39
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMAMC), Marina Silva, garantiu, nesta terça-feira (25/4), que haverá concurso para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os ministérios. As declarações foram feitas no Acampamento Terra Livre (ATL).

"Nós vamos repor as vagas que estão faltando. Já conseguimos que sejam feitas as chamadas dos concursos que já foram feitos, que tem um número de pessoas que ficaram na reserva, esses já vão ser chamados o mais rápido possível. No concurso, tem um processo de maturação até a gente ter a internalização desses servidores", explicou.

Para as demais políticas e reestruturação dos órgãos ambientais, a ministra também informou que o objetivo é completar as 2 mil vagas que estão abertas no quadro de servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O anúncio já tinha sido feito, mas eram previstas cerca de 500 vagas entre ensino médio e superior. A abertura oficial deve ser feita no último dia do acampamento, 28 de abril.

"A ministra Esther (Dweck, Ministério da Gestão e da Inovação) já disse que está tudo ok, que vamos fazer, sim, o concurso para o fim do ano e para cobrir os 2 mil", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE