A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMAMC), Marina Silva, garantiu, nesta terça-feira (25/4), no Acampamento Terra Livre (ATL) que parte do valor do Fundo Amazônia será destinado às demarcações de terras indígenas.
Sem mencionar valores, a ministra afirmou que o direcionamento foi decidido na última reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA). Segundo ela, há um trabalho conjunto para captar recursos tanto para o ministério sob sua gestão, quanto para o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
"Nós já estamos fazendo juntas é a parte de captação de recursos. O fundo Amazônia, todo o dinheiro está sendo captado em um esforço do Ministério do Meio Ambiente. Estamos fazendo também para o Ministério dos Povos Indígenas e essa é uma ação que já está acontecendo", declarou.
- Marina diz que governo usa recursos do Fundo Amazônia em ações emergenciais;
- Biden anuncia intenção de doar US$ 500 milhões para o Fundo Amazônia;
- Demandas por demarcação de território indígena passam de mil, diz Apib;
A questão orçamentária foi um dos problemas mencionados pelo coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Kleber Karipuna.
Segundo ele, pelos povos indígenas não terem sido incluídos no Plano Plurianual (PPA), não há dinheiro para dar continuidade em diversos processos de demarcação, inclusive em 600 territórios que estão sem providências.
Saiba Mais
- Política Lula aposta em acordo Mercosul-UE em 2023 e pede fim da guerra na Ucrânia
- Política Empresários espanhóis cobram reforma tributária no Brasil
- Política Bolsonaro presta depoimento à PF sobre atos golpistas nesta quarta-feira
- Política "Boa relação entre capital e trabalho é importante para a democracia", diz Lula
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.