O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) será criada nesta semana.
O requerimento de criação é de autoria do deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-ES). O parlamentar afirmou ao Correio que há "um fato concreto (para a criação da CPI): a escalada enorme de invasões de propriedades privadas”.
- Invasões do MST avançam e deputados reagem no Congresso
- CPI do MST é protocolada na Câmara com apoio da bancada ruralista
- Lira confirma urgência do PL das fake news, que será colocado na pauta esta semana
Lira declarou, na segunda-feira (24), que a CPI não irá afetar o andamento dos trabalhos no Plenário. “A CPI é um instrumento geralmente de minorias. Se ela acontecer, que ela aconteça, mas o que nós vamos prezar é pela continuidade da pauta”, defendeu.
“Algumas CPIs podem ser instaladas na Câmara também, nós temos uma fila de quatro. Mas elas funcionarão no terreno e ambiente próprio delas. O plenário tem que voltar a funcionar, e vai funcionar com tranquilidade a partir dessa semana”, completou.
Saiba Mais
- Política No parlamento português, Lula condena violação da Ucrânia pela Rússia
- Política STF inicia análise de mais 200 denúncias contra envolvidos nos atos golpistas
- Política Comissões do Senado ouvem ministro Wellington Dias. Acompanhe
- Política Flávio Dino: risco de golpe "infelizmente é um traço permanente"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.