O presidente da Câmara dos Deputados, Arhutr Lira (PP-AL), pautou para sessão desta terça-feira (25/4) dois requerimentos de urgência de votação para dois projetos de decreto legislativo (PDL) com o intuito de derrubar portarias publicadas pelo governo federal.
O primeiro trata sobre o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que limita registro e compra de armas de fogo em território nacional, e outro que altera regras de saneamento. No segundo, o PDL visa derrubar apenas dispositivos que tratam da prestação regionalizada dos serviços.
- Exército e PF unem sistemas de informações sobre armas e antecedentes criminais
- Após portaria de Dino, PF amplia controle sobre posse de armas
As medidas tomadas por Lira são vistas como uma espécie de aviso ao governo, uma vez que, antes de pautar os requerimentos de urgência, o presidente da Câmara pediu ao governo respostas sobre os dois decretos.
Lira queria negociar alterações nos decretos. Como não obteve resposta de Lula, pautou os PDLs para a sessão de hoje. É a primeira vez que Lira pauta um projeto contra o governo.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.