CELEBRAÇÃO

José Sarney celebra aniversário de 93 anos como rara unanimidade na política

O ex-presidente abriu as portas da mansão no Lago Sul para receber amigos na festa, onde marcaram presença políticos de todas as vertentes ideológicas

Ana Dubeux
Denise Rothenburg
Pedro Grigori
postado em 24/04/2023 22:27 / atualizado em 24/04/2023 22:28
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

José Sarney abriu as portas da mansão onde mora, no Lago Sul, e recebeu amigos na noite desta segunda-feira (24/4) para comemorar o aniversário de 93 anos — idade que o coloca como o mais longevo ex-presidente da República brasileira.

Na lista de convidados, nomes dos mais diversos espectros políticos. Entre eles estavam Geraldo Alckmin, presidente em exercício; Michel Temer, ex-presidente; Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, ministros do Supremo Tribunal Federal; Flávio Dino, ministro da Justiça; Ibaneis Rocha, governador do DF; Gleisi Hoffmann, presidente do PT; José Roberto Arruda e Paulo Octávio, ex-governadores do DF; Augusto Aras, procurador-geral da República; e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União.

O grande número de figuras importantes da política nacional mostra a influência que Sarney continua exercendo. No último mês, por exemplo, recebeu ligações e deu conselhos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para Valdemar da Costa Neto, presidente do PL — nomes posicionados em campos opostos.

Em viagem a Portugal, Lula não compareceu ao aniversário do antecessor, mas ligou para Sarney logo cedo, e o parabenizou. Quem também o telefonou foi Marcelo Rebello, presidente português, para desejar "calorosas e sentidas felicitações" e "votos amigos de prosperidade, saúde e bem-estar", segundo informado pela assessoria.

A comemoração foi organizada pela deputada federal Roseana Sarney, filha do ex-presidente, e contou com todas as gerações da família — filhos, netos e bisnetos.

  • Geraldo Alckmin, presidente em exercício, na festa de aniversário de 93 anos de José Sarney Ana Dubeux/CB/D.A. Press
  • Silvestre Gorgulho e Vera Martini com José Sarney, no aniversário de 93 anos do político Ana Dubeux/CB/D.A. Press
  • Michel Temer na festa de aniversário de 93 anos de José Sarney Pedro Rogério/Divulgação
  • Michel Temer na festa de aniversário de 93 anos de José Sarney Pedro Rogério/Divulgação
  • Paulo Octávio e Luiz Estevão no aniversário de 93 anos de José Sarney Pedro Rogério/Divulgação
  • Festa de aniversário de 93 anos de José Sarney Ana Dubeux/CB/D.A. Press

História

Sarney nasceu em 1930, no Maranhão, e tornou-se o 31º presidente do Brasil, entre 1985 e 1990, sendo o primeiro após mais de duas décadas de ditadura militar.

No ano passado, durante o segundo turno das eleições presidenciais, Sarney decidiu apoiar um antigo opositor e declarou voto em Lula. O ex-presidente denunciou o autoritarismo de Bolsonaro e o comparou com líderes da extrema direita e de regimes totalitários. “Esse voto não é para quatro anos de governo: é um voto para o destino do Brasil. O voto em Bolsonaro é voto contra as instituições, que terá como consequência anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso do poder."

  • 09/11/1986. Credito: Gilberto Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da Republica, Jose Sarney, acompanhado do governador do Distrito Federal, Jose Aparecido de Oliveira, de musicos e da populacao durante a inauguracao da Casa do Cantador em Ceilandia. Publicações: CB, 10/11/1986. Cidade, p. 16 Localização no acervo físico: CB, Neg.: F 6170; Pasta: CEILÂNDIA Gilberto Alves/CB/D.A Press
  • 09/11/1986. Credito: Gilberto Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da Republica, Jose Sarney, acompanhado do governador do Distrito Federal, Jose Aparecido de Oliveira, de musicos e da populacao durante a inauguracao da Casa do Cantador em Ceilandia. Local físico: CB, Neg.: F 6170; Pasta: CEILÂNDIA Publicacao: CB, 15/11/1986. Eleicoes 1986, p. 5 Gilberto Alves/CB/D.A Press
  • Presidente Lula se encontra com o ex-presidente José Sarney, em Brasília . 02/12. Fotos : Ricardo Stuckert Ricardo Stuckert/Divulgação
  • 30/06/1986. Crédito: Gilberto Alves/CB/D.A Press. Brasil. Presidente da República, José Sarney (c), com sua esposa Dona Marly Sarney (1º), o jornalista Arnaldo Jabor (4º) e o ator Thales Pan Chacon (5º). Caption Gilberto Alves/CB/D.A Press

Antes da presidência, Sarney foi eleito deputado federal, governador do Maranhão e senador. Durante a abertura política, no pós-ditadura, foi lançado como vice-presidente na chapa encabeçada por Tancredo Neves.

Após a vitória na eleição indireta, assumiu interinamente o poder em 15 de março de 1985, após Tancredo se afastar para tratar uma enfermidade. Com a morte de Tancredo, em 21 de abril daquele ano, foi efetivado no cargo, o deixando em março de 1990, quando passou a faixa presidencial para Fernando Collor, primeiro presidente eleito por voto popular após a ditadura.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE