O deputado português André Ventura usou as redes sociais para ironizar eleitores do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo gravado na quarta-feira (19/4), dois dias antes da chegada do petista à Lisboa, o parlamentar europeu dança junto de colegas ao som de uma música com a letra “foi com papo de picanha que o Lula te enganou”.
Fazendo a letra ‘L’ com as mãos, Ventura canta e dança uma paródia da música “Haja Amor”, de Luiz Caldas. O português usa a picanha, corte reiteradamente citado por Lula durante a campanha presidencial do ano passado para falar sobre os eleitores do presidente brasileiro.
- Lula chega a Portugal cercado de polêmicas e com forte segurança
- Crescimento da extrema-direita em Portugal cria ameaça de hostilidade a Lula
Ventura é o atual presidente do partido Chega, legenda associada a movimentos conservadores e de extrema-direita em Portugal. O parlamentar ficou em terceiro lugar na disputa presidencial do país europeu em 2021, já foi vereador da cidade de Loures e também comentarista esportivo na TV portuguesa.
O Chega convocou uma manifestação contra a visita de Lula ao país para a próxima terça-feira (25/4) em frente à Assembleia Portuguesa, em Lisboa. Em suas redes sociais, ventura compartilhou cartazes do evento com os dizeres “Lugar de ladrão é na prisão. Não queremos Lula da Silva em Portugal”.
O presidente Lula chegou à Lisboa na manhã desta sexta-feira (21/4) acompanhado de oito ministros. A comitiva brasileira pretende estreitar os laços com Portugal após anos de relação diplomática estremecida sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL), crítico do governo português por seu alinhamento à esquerda.
Saiba Mais
- Política Petistas prometem anular manifestação da extrema direita contra Lula
- Política Ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias presta depoimento à PF, em Brasília
- Política Entenda o que é o GSI, que tem status de ministério e chance de extinção
- Política Lula diz que assinará pelo menos 13 acordos durante visita a Portugal
- Política Em Portugal, Lula encontra um primeiro-ministro enfraquecido e envolto em escândalo
- Política Pacheco diz que arcabouço fiscal pode ser aprovado com mudanças
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.