viagem presidencial

Petistas prometem anular manifestação da extrema direita contra Lula

Apoiadores chegaram cedo à porta do suntuoso Hotel Tivoli nesta sexta-feira (21/4) para marcar posição contra integrantes da extrema direita que prometem fazer a maior manifestação contra a visita de um chefe de Estado estrangeiro na história de Portugal

Vicente Nunes - Correspondente
postado em 21/04/2023 10:03
Apoiadores aguardam presidente Lula em Portugal -  (crédito: Vicente Nunes/CB/DA.Press)
Apoiadores aguardam presidente Lula em Portugal - (crédito: Vicente Nunes/CB/DA.Press)

Lisboa - Um grupo de apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou cedo à porta do suntuoso Hotel Tivoli nesta sexta-feira (21/4) para marcar posição contra integrantes da extrema direita que prometem fazer a maior manifestação contra a visita de um chefe de Estado estrangeiro na história de Portugal. Aos gritos de “Lula guerreiro do povo brasileiro”, reforçavam posição de que pretendem anular os protestos organizados pelo Chega, partido liderado por André Ventura, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Pedro Prola, coordenador do diretório do PT em Lisboa, há uma movimento claro da ultra direita portuguesa de confrontar um presidente democraticamente eleito que está em visita de Estado a um país com fortes laços com o Brasil. Ele ressaltou que a presença de Lula nas comemorações do 25 de Abril, quando a Revolução dos Cravos livrou Portugal da ditadura de António Salazar, tem como objetivo reforçar a democracia, que vem sendo atacada pela ultra direita. As últimas pesquisas mostram que entre 11% e 13% dos portugueses apoiam o partido de Ventura.

Prola assinalou que todas as manifestações organizadas pelo PT serão pacíficas, e a maior delas está marcada justamente para 25 de abril, em frente à Assembleia da República, onde Lula discursará uma hora e meia antes da sessão solene. Foi uma possível participação do líder brasileiro na cerimônia oficial que desencadeou a onda de protestos da extrema direita. Lula havia sido convidado a falar no evento pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Mas, para reduzir a polêmica, chegou-se a um meio-termo. Lula discursará, mas não no momento solene.

Durante a manifestação dos apoiadores de Lula, hoje, um homem parou em frente ao hotel onde o petista está hospedado para gritar palavras contra o brasileiro. Ele o chamou de “corrupto e ladrão” e disse que Lula só foi eleito “devido a manobras do Supremo Tribunal Federal (STF)”. Foi vaiado e se retirou. O embate foi acompanhado de perto pelo polícia, que montou um rigoroso sistema de segurança para evitar atos de violência.

  • Apoiadores aguardam presidente Lula em Portugal Vicente Nunes/CB/DA.Press
  • Policiamento próximo a hotel onde presidente Lula ficará hospedado em Lisboa. Apoiadores aguardam petista em Portugal Vicente Nunes/CB/DA.Press
  • Policiamento próximo a hotel onde presidente Lula ficará hospedado em Lisboa. Apoiadores aguardam petista em Portugal Vicente Nunes/CB/DA.Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE