COMPRAS INTERNACIONAIS

Felipe Neto após anúncios da Shein: 'Faça o L imediatamente'

Executivos da Shein se reuniram com o ministro Fernando Haddad e anunciaram investimentos para impulsionar a indústria brasileira

Estado de Minas
postado em 20/04/2023 19:42 / atualizado em 20/04/2023 21:38
 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação-PT)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação-PT)

O youtuber Felipe Neto comemorou os anúncios de que a gigante do comércio eletrônico, Shein, vai fazer investimentos no mercado brasileiro. O influenciador publicou em seu perfil oficial no twitter, nesta quinta-feira (20/4), para que se faça o “L imediatamente”, atribuindo as notícias como uma vitória do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), os acionistas da Shein se comprometeram a investir na produção nacional e afirmaram que vão fazer aportes que contribuam para a criação de 100 mil empregos no Brasil. A ideia principal da empresa é nacionalizar 85% dos produtos que são vendidos ao público brasileiro.

O encontro foi solicitado pelos executivos após o governo sinalizar que acabaria com a isenção de impostos sobre a importação de até US$ 50 (R$ 248), projeto que já foi descartado pelo governo a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta era uma medida para coibir a fraude fiscal cometida por empresas estrangeiras que importavam produtos sob um remetente físico, assim a transação era feita de pessoa para pessoa.

O método foi chamado por setores do varejo brasileiro de ‘contrabando digital’, pois favorece a concorrência desleal, já que as empresas “fugiam” dos tributos que seriam pagos em importações de pessoas jurídicas para pessoas físicas. A orientação dada por Lula ao Ministério da Fazenda é que a pasta resolva o problema administrativamente, sem alterar a regra de isenção.

A medida estava sendo amplamente criticada nas redes sociais, inclusive por parte do eleitorado petista, e a impopularidade da tributação ainda era usada como munição para opositores ao Governo Lula. Uma pesquisa divulgada pela Quaest, nessa quarta-feira (19/4), mostra que entre 44% dos entrevistados que ouviram alguma notícia negativa sobre o governo Lula, a principal foi a “Taxação da Shein/Shopee”.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE