O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou na tarde desta quinta-feira (20/4), por telefone, com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Essa foi a primeira conversa entre os dois mandatários durante os atuais mandatos e durou mais de uma hora.
Segundo informou o Planalto, Lula e o premiê conversaram sobre desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas. Também trataram da guerra na Ucrânia e da importância da paz e da governança.
Lula ainda convidou o primeiro-ministro para visitar o Brasil. Trudeau agradeceu e manifestou interesse em visitar o país e, também, em conversar com o presidente brasileiro, em Hiroshima, no encontro do G7 — que ocorrerá em maio.
Tive uma longa e boa conversa com o primeiro-ministro do Canadá, @JustinTrudeau. Falamos sobre desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas. Também conversamos sobre a guerra na Ucrânia e a importância da paz. E convidei Trudeau para vir ao Brasil????????????????
— Lula (@LulaOficial) April 20, 2023
Pela manhã, tanto Lula quanto Trudeau participaram do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima. Na ocasião, o petista disse que sua gestão tem o "compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares" da Amazônia. E disse que está fortalecendo investimentos em bioeconomia, “assegurando trabalhos dignos e sustentáveis para os 25 milhões de brasileiros que vivem na região”.
Sobre a guerra no leste europeu, disse que o Brasil é "defensor intransigente da paz entre os povos" e que "não há sustentabilidade num mundo em guerra".
Saiba Mais
- Política Lula sanciona mudança na Lei Maria da Penha que facilita medidas protetivas
- Política Padilha orientou líderes a apoiarem CPMI: "Pá de cal na teoria da conspiração"
- Política Lula aponta compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares na Amazônia
- Política Lula anuncia repasses de R$ 2 bilhões para entidades filantrópicas de saúde
- Política Lula sobre demissão de Gonçalves Dias: "Saiu por conta própria"
- Política Lula embarca para Portugal nesta quinta; agenda prevê assinatura de 13 acordos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.