Diplomacia

Lula e premiê do Canadá conversam por telefone sobre guerra na Ucrânia

O presidente Lula também convidou o primeiro-ministro do país para visitar o Brasil

Ingrid Soares
postado em 20/04/2023 18:03 / atualizado em 20/04/2023 18:03
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou na tarde desta quinta-feira (20/4), por telefone, com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Essa foi a primeira conversa entre os dois mandatários durante os atuais mandatos e durou mais de uma hora.

Segundo informou o Planalto, Lula e o premiê conversaram sobre desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas. Também trataram da guerra na Ucrânia e da importância da paz e da governança.

Lula ainda convidou o primeiro-ministro para visitar o Brasil. Trudeau agradeceu e manifestou interesse em visitar o país e, também, em conversar com o presidente brasileiro, em Hiroshima, no encontro do G7 — que ocorrerá em maio.

Pela manhã, tanto Lula quanto Trudeau participaram do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima. Na ocasião, o petista disse que sua gestão tem o "compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares" da Amazônia. E disse que está fortalecendo investimentos em bioeconomia, “assegurando trabalhos dignos e sustentáveis para os 25 milhões de brasileiros que vivem na região”. 

Sobre a guerra no leste europeu, disse que o Brasil é "defensor intransigente da paz entre os povos" e que "não há sustentabilidade num mundo em guerra".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE