Pacto Federativo

Lula cria Conselho da Federação, com estados e municípios

Grupo composto por governadores e prefeitos tem o objetivo de fortalecer a interação com o governo federal. Decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (19/4)

Victor Correia
postado em 19/04/2023 12:02
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) firmou nesta quarta-feira (19/4) a criação do Conselho da Federação, órgão que integra representantes das esferas federal, estadual e municipal. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

O grupo será composto por 18 integrantes, e presidido pelo próprio Lula. Desde a campanha eleitoral, o petista tem como uma de suas promessas recompor o Pacto Federativo, e ampliar a interlocução com estados e municípios. As reuniões ordinárias serão semestrais, com possibilidade de convocações extras.

Da esfera federal, participarão também os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e da Casa Civil, Rui Costa, e dois outros integrantes da Esplanada que serão indicados pelo presidente. Os demais membros serão designados pelas instituições que representam estados e municípios, como o Fórum dos Governadores e a Frente Nacional de Prefeitos.

Caberá ao Conselho da Federação fomentar iniciativas para fortalecer a integração entre as esferas, disseminar políticas públicas que deram certo a outras regiões, e contribuir para a criação de novas políticas, especialmente as de execução descentralizada, que dependem dos governos estaduais e das prefeituras.

Uma carta assinada em janeiro, batizada de "Carta de Brasília", já estabelecia a criação do Conselho da Federação, e foi produzida após reunião entre Lula e governadores, no Palácio do Planalto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE