Além da avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19/4), mostrou que para 31% dos entrevistados a economia é o principal problema do Brasil. Em seguida, aparecem as questões sociais (22%), corrupção (12%), violência (12%), saúde/pandemia (12%) e educação (5%).
A percepção negativa sobre desemprego passou de 35% para 43% entre fevereiro e abril. Já sobre a inflação, 49% disseram esperar que o indicador aumente e 37% esperam que o poder de compra diminua. O levantamento ouviu 2.015 pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país entre os dias 13 e 16 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%.
- Quaest: 36% avaliam governo Lula como positivo; avaliação negativa cresce
- Economia patina e governo procura avançar com medidas relevantes
- Governo discute "transição suave" para novo modelo da Zona Franca de Manaus
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, Lula é mais bem avaliado entre os eleitores que votaram nele e os receios dos assuntos econômicos contribuem para o crescimento da avaliação negativa da gestão. "Ao não fazer acenos para o eleitorado de centro e oposicionista, dá boas razões para que ele passe a buscar motivos para não gostar do que está vendo. A pesquisa mostra que a base lulista está calcificada e não vai abandoná-lo facilmente. Sem a ansiedade dos 100 dias, é esperado que Lula entre em menos bolas divididas e que o governo consiga divulgar melhor seu plano econômico", escreveu o especialista no Twitter.
1/ Pesquisa Genial/Quaest realizada no último fim de semana mostra que a avaliação positiva do Governo Lula recuou 4 pontos percentuais desde fevereiro, de 40% para 36%. A avaliação negativa avançou de 20% para 29%.
— Felipe Nunes (@felipnunes) April 19, 2023
O que pode estar acontecendo? pic.twitter.com/QeAbysVDyQ
Avaliação do governo Lula
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado positivamente por 36% dos entrevistados. Já a avaliação negativa passou de 20% para 29% entre fevereiro e abril. Os que avaliam a gestão como regular somam 29% e outros 6% não sabem ou não responderam.
A maior taxa de avaliação positiva se encontra no Nordeste, com 53%. Já a menor é no Sul, com 27%. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, 33% enxergam a gestão como positiva e no Sudeste, 30%. O levantamento mostra ainda que o petista continua mais bem avaliado entre o público feminino, com 38%. Entre os homens, 33% classificam o governo como positivo.
Saiba Mais
- Esportes Dona Dedé, de 82 anos, esbanja disposição e disputa a Maratona de Brasília
- Política Governo lança pacote de R$ 3 bi para conter "epidemia" de violência nas escolas
- Mundo Indiano usa inteligência artificial para transformar bilionários em miseráveis
- Política Felipe Neto rebate Lula sobre 'influência negativa' de videogames
- Educação básica Brasil ganharia R$ 111 bi se elevasse taxa de alunos que concluem o ensino médio
- Cidades DF Com chegada de frente fria, DF terá dia com bastante nebulosidade nesta quarta
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.