Poder

'Há exageros na maneira de interpretar', diz Amorim sobre critica da Casa Branca a fala de Lula

"A gente tem vários pontos de convergência, mas em vários momentos o Brasil, no atual governo, condenou a invasão na Ucrânia", disse o assessor internacional da Presidência

Agência Estado
postado em 18/04/2023 19:03 / atualizado em 18/04/2023 19:03
 (crédito: Ingrid Soares/CB)
(crédito: Ingrid Soares/CB)

O assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, afirmou que o porta-voz do Conselho de Segurança dos Estados Unidos, John Kirby, exagerou ao falar da posição de Lula sobre a guerra na Ucrânia.

"Há exageros na maneira de interpretar. A gente tem vários pontos de convergência, mas em vários momentos o Brasil, no atual governo, condenou a invasão na Ucrânia", disse Amorim em entrevista para a GloboNews.

Após o presidente Lula voltar a dizer que tanto Kiev quanto Moscou são responsáveis pelo conflito e culpar potências do Ocidente de colaborarem com a guerra, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos afirmou que "o Brasil está repetindo a propaganda da Rússia sem olhar para os fatos".

"Não podemos fazer um drama em torno disso", disse Amorim. Para ele, os EUA precisam passar a olhar para o futuro. "Se você quer mesmo contribuir para a paz, você tem que entender o problema no seu contexto. E acho que é o que o presidente Lula busca fazer."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE