O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta terça-feira (18/4) com governadores e prefeitos para discutir políticas de segurança, de prevenção e de enfrentamento à violência nas escolas. O encontro ocorre no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo deve anunciar um conjunto de medidas em resposta à onda de ataques em escolas no país, além do "Conselho da Federação", um grupo de trabalho que reunirá representantes dos Três Poderes e governadores.
Participam do encontro com Lula o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, governadores dos estados e do Distrito Federal, bem como representantes de prefeitos, como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
Presidente Lula em reunião sobre ações para prevenir violêncianasescolas https://t.co/uYJP1O1mqF
— Lula (@LulaOficial) April 18, 2023
No último dia 5, o governo anunciou a criação de um grupo de trabalho (GT) para debater soluções para o problema de violência nas escolas. Em até 90 dias, a equipe deve formular uma Política Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas. Além disso, o governo informou que serão disponibilizados R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para estados e municípios fortalecerem as rondas escolares.
- Distrito Federal terá ação conjunta para aumentar segurança nas escolas
- Dino: Mais de 100 pessoas já foram detidas por ameaças de ataques a escolas
- GT terá 90 dias para formular proposta de combate à violência na escola
- Lula institui grupo de trabalho sobre violência nas escolas
Também estão presentes na reunião os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Camilo Santana (Educação); além dos líderes do governo, os senadores Randolfe Rodrigues e Jaques Wagner, e o deputado José Guimarães.
Saiba Mais
- Política TCU pede suspensão de benefício milionário a juízes
- Política Análise: Com a visita de Lavrov, Lula deu o terceiro drible a mais
- Política EUA e União Europeia rebatem crítica de Lula à guerra da Ucrânia
- Política PF deflagra 10ª fase da Operação Lesa Pátria contra suspeitos de ataques aos Três Poderes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.