Yom Hashoá

Homenagem aos sobreviventes do holocausto é projetada em torres do Congresso

A frase "Holocausto Nunca Mais!" será projetada nesta segunda-feira (17/4), das 19 às 23h. A iniciativa é parceria entre Conib e Congresso Nacional

Taísa Medeiros
postado em 17/04/2023 15:06
 (crédito: Benites Crusoé)
(crédito: Benites Crusoé)

As duas torres do Congresso Nacional, em Brasília, receberão na noite desta segunda-feira (17/4) a projeção da frase "Holocausto Nunca Mais”, entre as 19h e as 23h. A iniciativa é uma parceria da Confederação Israelita do Brasil (Conib), com apoio institucional do Congresso Nacional.

As ações, que marcam o Yom Hashoá VehaGvurá (Dia do Holocausto e do Heroísmo), ocorrem no ano em que se completa 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia, e em memória aos seis milhões de judeus e às outras minorias exterminadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O foco em não se esquecer o trágico episódio é o que fomenta a data. "Holocausto Nunca Mais é a mensagem clara e necessária. Precisamos sempre lembrar deste episódio soturno para que algo parecido não volte a ocorrer nunca mais, com mais nenhum povo, minoria ou etnia”, diz o presidente da Conib, Claudio Lottenberg.

São Paulo

Na noite de hoje, também, a Federação Israelita do Estado de São Paulo vai homenagear sobreviventes do Holocausto com uma cerimônia solene e o acendimento de seis velas, durante o “Ato Central de Yom Hashoá”, que acontecerá no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no Bom Retiro, a partir das 19h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE