O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã deste sábado (15/4) aos Emirados Árabes, onde tem um encontro com o presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi.
Lula busca renovar a boa relação com o país, que é um dos três parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio, especialmente no campo do agronegócio. A nação árabe é também um dos maiores produtores de petróleo do mundo, e já investiu US$ 10 bilhões no Brasil.
ABU DHABI | O presidente @LulaOficial chegou há pouco nos Emirados Árabes Unidos. Hoje, participará de reuniões a fim de firmar novos acordos comerciais e bilaterais, além de debater questões ambientais.
— TV BrasilGov (@tvbrasilgov) April 15, 2023
Audiovisual/PR pic.twitter.com/mdV2eGjsNO
- Lula sobre Ucrânia: "É preciso que os EUA parem de incentivar a guerra"
- Lula diz que viagem à China não é capaz de "criar arranhão" com os EUA
- Após encontro com Xi Jinping, Lula se alia à China na guerra e na economia
O governo temia A visita em meio a comemoração do Ramadã, celebração islâmica na qual fiéis fazem jejum até o pôr do sol, por desrespeito à cultura. Apesar dos debates da diplomacia brasileira sobre um possível desrespeito à data religiosa, as autoridades locais insistiram na visita.
O Brasil exportou apenas 1% dos seus produtos para os Emirados Árabes em 2022. Entre as mercadorias mais vendidas, estão carne de frango, ouro e celulose, segundo informações do Ministério da Indústria e Comércio. A expectativa é a ampliação do comércio e firmação de aliança entre os dois governistas.
Lula chega para a visita em terras árabes após dois dias de agenda em uma viagem oficial à China, onde se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, entre outras autoridades.
*Estagiária sob a supervisão de Pedro Grigori
Saiba Mais
- Política Bolsonaro confirma à PF conversa com ex-chefe da Receita sobre joias
- Política Lula sobre Ucrânia: "É preciso que os EUA parem de incentivar a guerra"
- Política Lula se diz satisfeito com viagem à China: "Brasil tem que buscar seus interesses"
- Política Após encontro com Xi Jinping, Lula se alia à China na guerra e na economia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.