O Ministério da Igualdade Racial (MIR) enviou cinco ofícios a órgãos do Rio de Janeiro pedindo explicações sobre o caso de racismo em que Sandra Mathias agrediu o entregador de aplicativos Max Ângelo.
Os documentos foram protocolados nesta terça-feira (11/4) junto ao Ministério Público do estado (MPRJ); à Coordenadoria Executiva Municipal de Promoção da Igualdade Racial; à Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, do governo; ao presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e à Defensoria Pública estadual.
- Anielle sobre agressão contra entregador : "Sabemos o que é o racismo diário"
- Mulher filmada agredindo entregador apresenta atestado e depoimento é adiado
- Ex-jogadora de vôlei agride entregador negro com coleira de cachorro no RJ
A ministra Anielle Franco aponta a importância de uma ação conjunta de órgãos dos governos estadual e federal no combate a crimes de teor racista. “O Ministério da Igualdade Racial está à disposição de todos os órgãos envolvidos e queremos contribuir e entender como cada um, dentro de suas atribuições e competências, pode ajudar na apuração do caso de maneira célere e séria”.
Anielle lembrou o caso durante sua participação na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado na quarta-feira (12/4).
“Se trata de uma senhora, uma ex-jogadora de vôlei, muito bem estudada, com condição financeira agrediu um entregador e não era a primeira vez que ela foi notificada por isso. Foi um ato gravíssimo e esse PL traz um reforço para que as pessoas entendam que qualquer tipo de racismo é crime”, disse ela, citando a equiparação do crime de injúria racial ao de racismo, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro deste ano.
Saiba Mais
- Política Moraes manda PF ouvir Bolsonaro sobre os atentados de 8 de janeiro
- Política Moro: Fala sobre 'comprar habeas corpus de ministro' foi tirada de contexto
- Política Marco do saneamento: líder da oposição pede ao STF a suspensão dos decretos
- Política AGU pede condenação e bloqueio de bens de 45 presos durante atos golpistas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.